Ioga pode ajudar a prevenir quedas em pacientes que sofreram derrame

Pacientes idosos que sofreram derrame têm na ioga uma saída para recuperar o equilíbrio e evitar quedas, de acordo com um estudo feito em conjunto por cientistas da Indiana University e Purdue University, nos Estados Unidos. Segundo os autores da pesquisa, pessoas que sofrem derrame normalmente ficam com suas funções motoras prejudicadas, o que aumenta as chances de queda e fratura.

Foto: http://yogaepaz.blogspot.com.br
Foto: http://yogaepaz.blogspot.com.br

No estudo, foram observadas a influência de uma rotina específica de exercícios na recuperação de 20 pessoas, com média de 66 anos, que tiveram um derrame. Os voluntários participaram duas vezes por semana de aulas de ioga que duravam quatro horas, durante dois meses. Essas sessões foram adaptadas para atender as limitações dos pacientes.

O estudo mostrou que os idosos que participaram do treino especializado de ioga tiveram seu equilíbrio melhorado em até 34%, segundo a escala usada como parâmetro entre os estudos de equilíbrio. Com esse aumento, os pacientes passaram a fazer parte do grupo classificado como baixo risco de queda, um avanço importante nessa faixa etária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s