Consumo de vitamina D agrega mais agilidade aos idosos

Uma pesquisa realizada pelo Agricultural Research Service (ARS) dos Estados Unidos, demonstrou que existe relação entre o consumo de vitamina D e a manutenção das funções cognitivas nos idosos.

Arte G1
Arte G1

A pesquisa envolveu mais de 1.000 idosos que recebiam cuidados em casa, e foi feita associação entre níveis de vitamina D no sangue e testes neuropsicológicos. Idosos que recebem cuidados em casa têm um maior risco de não absorver vitamina D suficiente devido à exposição solar limitada e outros fatores, o que é prejudicial, pois a luz solar ajuda a sintetizar a vitamina no organismo.  E concluiu-se que as pessoas que foram identificadas com níveis normais de vitamina D no sangue apresentaram melhores resultados nos testes de raciocínio.

A diminuição das funções cognitivas é um problema que deve ser observado nos idosos, pois 47% deles sofrem de doenças relacionadas ao baixo desempenho cognitivo, como o Mal de Alzheimer, a forma mais comum de demência relacionada à idade.

Além disso, a escassez da vitamina no organismo também está associada a outras doenças, como o diabetes.

As associações persistiram após tomar em consideração outros quesitos que podem afetar o desempenho cerebral. Outro estudo, feito por pesquisadores americanos, relacionou o Mal de Parkinson com a deficiência de vitamina D no organismo. A pesquisa porém, não concluiu se os baixos níveis da vitamina são a causa ou a consequência da doença.

A principal fonte da vitamina D é a luz solar, que estimula a produção da vitamina pela pele. Cerca de 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s