Pressão alta: entenda o que é, como detectar e tratar

Foto: G1
Foto: G1

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, o coração e o cérebro.

A pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos para realizar o bombeamento do sangue pelo corpo é denominada pressão arterial. A pressão não é fixa e pode variar conforme o estado da pessoa no momento: se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo. O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. A pressão ideal é 12/8. Quando está frequentemente fora dos padrões, a pessoa pode ser diagnosticada com pressão alta.

Fatores de risco

95% dos casos de hipertensão são ocasionados pela predisposição ocasionada por fatores genéticos e familiares, que podem ser potencializados pelo consumo excessivo de sal, gordura e alimentos industrializados, além da obesidade e pela falta de atividades físicas.

Na população com mais de 35 anos, cerca de 20% a 30% têm pressão alta. Entre os idosos, esse índice chega a 50% ou 60%. A maioria das pessoas desenvolve a doença depois dos 25 anos, mas há 3% dos casos entre crianças e adolescentes – motivados principalmente pelos hábitos da vida moderna.

 

Tratamentos

O tratamento a base de medicamentos são indicados àqueles que sofrem de hipertensão crônica, ou seja, que se estende por um longo período e independe do estado momentâneo da pessoa.

A medicação deve ser individualizada e é recomendada considerando-se fatores como sexo, idade e atividade física.

Recomenda-se que o consumo diário de sal seja de, no máximo, cinco gramas, o equivalente a uma colher de chá. Também é preciso ficar de olho no consumo de álcool: o limite máximo permitido para que a bebida não cause danos à pressão é de uma dose. diária, uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de uísque, para o homem e meia dose para a mulher.

Por fim, é importante fazer atividade física regularmente, de preferência quatro vezes por semana, durante uma hora por dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s