História de vida: Silvana Alves Santana, enfermeira do Bellatrix

Silvana

Silvana Alves Santana é nascida e criada em São Paulo, tem 6 irmãos e começou a trabalhar com 13 anos. Aos 14 anos mudou-se para uma cidade no interior do estado, a 600 km da capital, e por lá permaneceu por dois anos. Porém, por problemas de adaptação, voltou para a capital para morar na casa de sua irmã mais velha. Por lá constituiu família, casou-se e teve um filho.

Em busca de um curso superior, aos 21 anos, voltou para a casa dos pais no interior para cursar enfermagem. Formou-se e sempre buscou se especializar, através de cursos e experiências profissionais.  Para isso morou em algumas cidades diferentes, inclusive no sertão da Bahia.

É pós-graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba, mora em Águas de São Pedro, e é enfermeira do Bellatrix!

Com experiência em hospitais, ela diz que há diferenças entre o ambiente hospitalar e o residencial, como a personalização do cuidado. “No hospital é mais sistematizado, aqui (no residencial) é mais personalizado. No hospital você cura a doença, aqui você previne”, comenta.

Silvana criou o filho sozinha, e hoje conta que a relação entre eles é de amizade. Ela tem grandes expectativas para o futuro do filho, desejando que ele seja uma pessoa batalhadora.

Ela se considera uma pessoa tranquila, “diplomata”, que busca sempre a conciliação. Por ter morado sozinha em vários lugares, ela diz que isso lhe ajudou muito a amadurecer, e aprender a lidar com diversas situações, como quando morou sozinha no sertão da Bahia.

Nas palavras de Silvana, cuidar de idosos exige “paciência”. “Os idosos, mesmo aqueles que não falam, que não têm memória, eles sentem. Se você der carinho, a gente vê no olhar dele que ele gosta e que ele sente falta. Isso é muito importante”, diz.

Anúncios

2 comentários sobre “História de vida: Silvana Alves Santana, enfermeira do Bellatrix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s