Conheça alguns fatores que encurtam sua vida

Todo mundo quer viver muitos anos, não é mesmo? Mas para contar pontos na longevidade é preciso tomar algumas atitudes desde jovem para manter-se bem até a velhice. Por isso mesmo, um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgado no Journalof American Medical Association (JAMA) este ano elencou uma série de fatores que podem aumentar as chances de morte nos próximos 10 anos.

Foto: nutricaoplena.blogspot.com
Foto: nutricaoplena.blogspot.com

Confira quais são para evitá-los! Quanto mais fatores constarem em sua lista, mais curta, provavelmente será sua vida.

 

A idade pesa, sim

A medida que envelhecemos, nossas células também envelhecem. Esse processo de envelhecimento celular ajuda a desencadear diversos problemas, afinal as artérias e o cérebro, entre outras estruturas, também ficam mais velhos e perdem funções.

 

Tabagismo

Não adianta, o cigarro está na lista dos piores vilões contra a sua saúde. tabagismo é fator de risco para doenças como infarto, derrame, câncer, entre outras. Fumar cria problemas (a inflamação e divisão celular) que para serem resolvidos exigem um consumo de energia. Isso demanda um movimento ativo do seu corpo, que não vai sobrar depois.

Sobrepeso

Estar acima do peso conta contra a sua saúde. A gordura produz substâncias chamadas adipocinas, que são tóxicas. Elas aumentam as chances de se apresentar hipertensãodiabetes, problemas cardíacos e câncer, entre outros.

Dificuldade para lidar com finanças

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua saúde. Mas isso não é pegadinha. Se uma pessoa que lidava bem com seu dinheiro começa a ter dificuldades nessa tarefa, ainda mais com o passar do tempo, isso só pode significar algum problema cognitivo, que tende a se agravar no futuro e até se manifestar na forma de doenças como o Alzheimer.

Falta de independência

Se você não está conseguindo se virar sozinho. Um alerta! Dificuldades de locomoção, banho e manuseio de objetos é sinal de que alguma coisa não vai bem. Em primeiro lugar, essas dificuldades com atividades motoras representam dependência e podem aparecer em decorrência de alguma limitação física ou de doenças como AVC, paralisia ou Alzheimer

 

Viva bem! Torne seu dia a dia mais saudável e divulgue essas informações! Cuide-se!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s