Check-up: Confira alguns exames importantes que devem ser realizados na terceira idade

Com a chegada da terceira idade, é fundamental dar uma maior atenção aos cuidados com a saúde em geral. Para isso, a prevenção é o melhor caminho. Consultar o médico geriatra periodicamente e fazer exames preventivos são fatores importantes para manter uma vida saudável e longe de doenças.

A sociedade Brasileira de geriatria recomenda alguns exames que devem ser feitos:

exames_terceira_idade

Hemograma: através de exames de sangue, o médico consegue analisar diversos aspectos da saúde e diagnosticar a anemia, colesterol alto e quais os riscos do paciente ter aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial. Pode também verificar se há alguma disfunção da tireóide.

Densitometria Óssea: o objetivo desse exame é evitar a osteoporose, e analisar complicações decorrentes de quedas que afetam os idosos nesta fase da vida. Este exame deve ser feito por homens e mulheres. Nas mulheres, o exame deve ser feito logo após a menopausa, já nos homens, após os 65 anos.

Colonoscopia: é o exame que previne câncer de colorretal e deve ser feito em pacientes que tenham histórico de câncer na família e em pessoas entre 55 e 64 anos.  Só a prevenção reduz a mortalidade por esse câncer em 43%.

Eletrocardiograma: logo que a pessoa começa a frequentar o geriatra é importante fazer esse tipo de exame, mas ele não dispensa a visita ao cardiologista.

terceira_idade_exameExames ginecológicos: algumas mulheres que não tem mais uma vida sexual ativa acabam deixando de frequentar o ginecologista, porém, é necessário para prevenir infecções.

Toque retal: mesmo sendo um incômodo para os homens, é o único meio de observar alterações na próstata e prevenir o câncer.

PSA ou Antígeno Prostático Específico: uma enzima que possui características, de marcador tumoral ideal, serve também para diagnosticar e prevenir o câncer de próstata.

Mamografia: deve ser realizado a cada 5 anos, até os 70 anos de idade

Raio-X de tórax: exame capaz de detectar a pneumonia, doença grave na terceira idade.

25-hidroxi vitamina D: é um exame que detecta a quantidade de vitamina D no organismo, segundo os médicos essa vitamina é importante para prevenção de doenças como a osteoporose.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s