Fotografias resgatam a memória

Bellatrix Residencial para Idosos [crédito - Daniella Oliveira-Engenho da Notícia] - 4Olhar para uma fotografia, identificar seu tempo e o lugar onde foi clicada são atitudes comuns para a maioria das pessoas. Para outras nem tanto. A falta de memória ou a ausência total podem estar relacionadas a diversos fatores que precisam ser investigados e tratados por especialistas.

No Bellatrix Residencial para Idosos, além do acompanhamento com profissionais especializados na área de saúde, nossos moradores recebem atenção especial com exercícios que ajudam a manter a memória ativa. Fotografias, músicas, oficinas de trabalhos manuais e atividades sociais, como passeios, estimulam e promovem a socialização.

“A fotografia, por exemplo, é uma grande aliada do trabalho que desenvolvemos”, conta a musicoterapeuta e especialista em psicomotricidade, Lívia Rocha Coelho. “Registramos quase todos os eventos realizados pelo Bellatrix e, depois de impressas, as fotos são mostradas aos participantes. Alguns, por causa do Alzheimer mais avançado, não se identificam, mas esta dinâmica é importante para integração de todos”, fala.

Outra ação positiva é o mural no corredor de entrada. “As fotos são trocadas com a ajuda de idosos e enquanto realizamos as mudanças conversamos sobre elas. É uma terapia cognitiva com o objetivo de também incentivar a sensibilidade e dialogar sobre o passado e o presente de cada um”, explica Lívia.

Bellatrix Residencial para Idosos [crédito - Daniella Oliveira-Engenho da Notícia] - 2 Bellatrix Residencial para Idosos[crédito - Daniella Oliveira-Engenho da Notícia] - 3Bellatrix Residencial para Idosos [crédito - Daniella Oliveira-Engenho da Notícia] - 1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s