Exercícios físicos e alimentação ajudam idosos hipertensos

Considerada a doença cardiovascular mais frequente no país, a hipertensão arterial afeta cerca de 20% da população brasileira adulta, segundo o Ministério da Saúde. No total, quase 15 milhões de pessoas não sabem que sofrem desse mal. Os dados mostram, também, a grande incidência sobre gestantes, crianças e idosos. Alimentação adequada e exercícios físicos são excelentes para o combate.

Julieta Beni Giacopelli, de 90 anos, faz exercícios  no Bellatrix Residencial para Idosos [crédito -  Daniella Oliveira]“A prevenção é sempre o melhor remédio. No caso dos idosos da instituição, além de tomarem os medicamentos necessários e manterem hábitos saudáveis, os exercícios físicos, como uma simples caminhada pelo menos três vezes por semana, trazem enormes benefícios à saúde de cada um”, explica Nicholas Momesso Cardoso, fisioterapeuta do Bellatrix Residencial para Idoso.

Além da caminhada ser feita com cuidado para evitar excessos que possam levar à exaustão e lesões musculares, o fisioterapeuta explica que é fundamental o acompanhamento de profissionais em todos os esportes ou qualquer atividade física praticada por idosos.

“Mais do que prevenir e controlar a pressão alta, o diabetes e até mesmo a depressão, os exercícios físicos ajudam a melhorar a força dos músculos, com o fortalecimento das pernas, dos braços e do tronco. Os idosos ficam mais dispostos e evitam o isolamento”, conta o fisioterapeuta que atende os moradores do Bellatrix de forma individual e coletiva.

Ainda segundo Cardoso, os exercícios de alongamento são importantes para a manutenção do bem-estar físico e emocional dos residentes. “Essa atividade também favorece a circulação sanguínea e faz com que seja mais fácil realizar algumas dinâmicas diárias, tornando o idoso mais independente”, completa Nicholas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s