Novembro Azul: mês de conscientizar os homens

Novembro AzulDepois do Outubro Rosa, que conscientizou a população mundial sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chegou a vez dos homens. Com o mesmo objetivo agora as campanhas focam o câncer de próstata, ainda tratado com tabu pelo sexo masculino, embora possa levar à morte.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias. Já entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa. “A ocorrência se dá de forma muito mais acentuada entre homens idosos, com um aumento significativo de incidência a partir dos 60 anos e maior mortalidade após os 80 anos”, destaca Angelita Hermann, coordenadora nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Por estes motivos é importante realizar exames preventivos e relatar ao médico sintomas como jato de urina muito fraco ou reduzido, dor ao ejacular, problemas em conseguir ou manter a ereção, sangue na urina, necessidade de urinar frequentemente, especialmente à noite, entre outros. Mas atenção! Antes de entrar é pânico caso apresente algum destes sintomas procure um urologista. A partir de exames específicos, como o toque retal ou a dosagem de PSA, será possível identificar a doença ou outro problema de saúde. Em sua fase inicial o câncer da próstata tem evolução silenciosa.

É recomendável que os homens entre 40 e 45 anos façam o exame de prevenção se tiverem casos da doença na família. Para quem não tem registro de antecedentes da doença, a idade ideal para o exame é a partir de 50 anos. Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

ONDE FICA
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

HISTÓRIA
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Em vários países, o Movember –junção das palavras em inglês moustache (bigode) e November (Novembro) – é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina e o cultivo da saúde do homem. [Fontes: Inca – Instituto Nacional do Câncer, Ministério da Saúde e Wikipédia]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s