Confira os principais cuidados com a pele na terceira idade

c02a25903c22056a641ad16e2349a29e
Idosos devem cuidar da pele

Com o avanço da idade, a saúde da nossa pele também fica comprometida, especialmente se não tivermos cuidado dela ao longo da vida jovem e adulta. O fato é que, naturalmente, a pele quando envelhece pode apresentar-se flácida, enrugada e seca devido à diminuição de sua espessura, o que aumenta o risco do surgimento das chamadas bolhas traumáticas, muito comum em idosos.

A gordura térmica e o leito vascular cutâneo também sofrem diminuição, aumentando a fragilidade dos vasos, palidez e resfriamento da pele, o que pode levar a hipotermia. Além disso, também ocorre uma significativa redução de colágeno e das fibras que auxiliam na cicatrização da epiderme e derme.

O fato é que, em geral, os idosos precisam tomar bastante cuidado com a pele, pois com a perda da elasticidade, a pele fica propensa a sofrer com as agressões externas, facilitando o aparecimento de lesões. Pessoas que apresentam hipertensão arterial, diabetes ou problemas circulatórios, além de obesos e fumantes, por exemplo, estão muito mais vulneráveis a essas lesões.

As mais comuns são as úlceras, que podem ser resultado de batidas ou quedas. Neste caso, se o ferimento não for tratado, isso pode se tornar um problema crônico, comprometendo a qualidade de vida do idoso. Outro fator que causa o aparecimento de outras lesões, como as úlceras por pressão, por exemplo, é a falta de mobilidade de alguns idosos, principalmente se tratando daqueles que passam o dia acamados ou apresentam debilidades físicas. Por isso, o ideal é sempre prevenir esses traumas e estar atendo ao aparecimento de hematomas, feridas ou úlceras na pele do idoso.

Banhos prolongados
Quem tem a pele mais vulnerável deve evitar tomar muitos banhos ao dia, além de ficar longe de buchas muito ásperas, sabonetes antissépticos e água muito quente. O ideal é que, mesmo tomando um único banho ao dia, este banho não seja tão demorado para que a barreira cutânea não fique muito enfraquecida e vulnerável à formação de prurido. Os banhos devem ser tomados com água morna, não estando nem muito quente, nem muito fria.

Hidratação contínua
A hidratação da pele é recomendada para qualquer idade e, com o avanço da idade, esse cuidado torna-se ainda mais essencial para a manutenção da saúde da pele. É muito importante manter sempre uma boa hidratação da pele com o uso de cremes hidratantes após os banhos. Para peles muito secas, prefira um hidratante que seja à base de ureia, a menos que haja áreas com escoriações ou dermatites. Outra dica é evitar usar talcos, pois eles ajudam a ressecar a pele ainda mais.

Protetor solar
O uso do protetor solar não é só recomendável para as peles mais idosas, mas para todos que ficarem expostos ao sol. Principalmente nas áreas mais expostas, tais como braços, rosto, colo, pernas, a exposição demorada ao sol pode causar traumas que são bastante complicados de serem tratados posteriormente. Um protetor de, ao menos, FPS 30 é necessário para proteger a pele. Aliás, o protetor solar deve, preferivelmente, ser usado todos os dias, incluindo dias chuvosos ou nublados.

Maquiagem em pele mais madura
Não é recomendado usar muita maquiagem neste tipo de pele, mas isso também não quer dizer que precisemos deixar a maquiagem de lado. Primeiro, é válido procurar por produtos que apresentem ácidos como o retinóico, telúrico e glicólico em sua composição, além de antioxidantes, como a vitamina C. Na hora de maquiar-se, saiba que a quantidade de maquiagem não disfarça as linhas de expressão. Quanto mais maquiagem for usada, como, por exemplo, o pó, mais evidentes serão as linhas de expressão. O ideal é escolher a textura correta para sua pele. Além disso, é recomendável que não haja o uso de muita maquiagem, pois os produtos utilizados para retirá-la posteriormente, se usados com frequência, também podem comprometer a saúde da pele e acelerar o envelhecimento. [Autora: Dra. Luciana Pepino – Site http://lucianapepino.blog.br/%5D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s