Não esqueça o protetor solar!

Dica do Bellatrix Residencial para Idosos: use protetor solar todos os dias Foto: Divulgação
Dica do Bellatrix Residencial para Idosos: use protetor solar todos os dias
Foto: Divulgação

Viajar é sempre uma gostava motivação para curtir a vida (mas, às vezes, provoca correria). Na pressa esquecemos detalhes importantes como roupas – aquela camiseta, por exemplo –, medicamentos e até o protetor solar. Este último item muita gente só coloca na mala se for passear na praia. Mas é um grande erro! Ele deve ser usado em todos os momentos e em todas as estações do ano.

De acordo com dermatologistas, o protetor solar retarda o envelhecimento da pele. Pesquisas mostram que pessoas que usam com frequência – de preferência todos os dias – podem tornar o processo de envelhecer mais lento ou impedirem por um tempo o desenvolvimento de rugas e a flacidez da pele.

Embora a informação não seja novidade, ainda esquecemos desta proteção tão importante. E o que era exclusivo para determinada pele ganhou o mercado com mix de produtos para todas as etnias. Então, ficou fácil encontrar os fatores corretos que nos protegem dos raios solares, principalmente neste verão, quando a temperatura deve ultrapassar os 40 graus, segundo a meteorologia.

Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica, mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda filtros solares, e diretora técnica da Mezzo Dermocosméticos, explica: “É fundamental que, independente do tipo de fotoprotetor, ele atue contra os raios UVA (penetram profundamente na pele) e UVB (penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol)”. Usar um inadequado pode provocar ou piorar a oleosidade, vermelhidão, coceira, acne e causar outros problemas na pele.

Para manter o equilíbrio, além dos produtos de proteção intensa ajude sua pele praticando saúde: consuma pelo menos dois litros de água por dia, abuse da alimentação saudável, use chapéu ou boné, evite bebidas alcoólicas, sal e açúcar em excesso. Outra dica é aplicar o protetor solar antes de sair de casa e reaplicar ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Na dúvida, fale com um profissional da saúde.

Confira outras orientações:

Saiba quais as características da pele de cada pessoa devem ser levadas em consideração, segundo a especialista Joyce.

Peles com propensão a alergia, acne e rosácea: Essas pessoas devem evitar produtos que contenham conservantes ou fragrâncias. Prefira os filtros solares físicos (aqueles que refletem ou dispersam os raios), pois eles são menos susceptíveis a causar reações cutâneas, além de evitar produtos que contenham álcool na formulação. Pacientes com tendência à acne devem evitar filtros solares gordurosos (normalmente comercializados como creme).

Prefira os produtos com fórmulas “oil free”, em gel ou gel-creme. Além do mais, as pessoas em uso de medicações tópicas para tratar a acne devem redobrar os cuidados, uma vez que alguns medicamentos podem aumentar a sensibilidade ao sol, causando queimaduras. Nesse caso, vale a pena consultar o médico.

Pele seca: A pele seca pode se beneficiar de protetores solares hidratantes. Há no mercado diversos filtros solares que também hidratam a pele, formulados como gel, cremes, loções e emulsões. Mas, o protetor solar não substitui o hidratante. Por isso, passe o cosmético de costume no rosto e no corpo pelo menos 15 minutos antes do protetor.

Para tons de pele mais morenos: Prefira os filtros solares físicos (aqueles que refletem ou dispersam os raios), especialmente os produtos à base de titânio, com ampla cobertura contra os raios UVA e UVB, com FPS 15, no mínimo.

Para as pessoas com melasma, histórico de câncer de pele ou pele muito clara: Para esse público, o mais indicado é um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Ele deve ser utilizado diariamente e reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar muito.

Para crianças: alguns produtos podem conter ingredientes que irritam a pele das crianças. Por isso, entre os seis meses e dois anos de idade, prefira os protetores específicos para bebês, ou seja, as versões “Baby”, e que tenha o FPS 30, no mínimo (acima de 30, somente se indicado pelo dermatologista).

Após os dois anos as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, porém existem no mercado as versões “Kids” que oferecem alguns atrativos, como embalagens coloridas, por exemplo. Prefira as versões em spray, mas não aplicar diretamente no rosto. O produto deve ser colocado nas mãos para, em seguida, espalhar sobre o rosto da criança.

Para as gestantes: A gestante deve usar muito filtro solar no rosto, para evitar o melasma (manchas). Durante esse período, a capacidade de absorção da pele é maior, por isso, é imprescindível redobrar os cuidados com as substâncias contidas em todos os produtos que a gestante usar.

A escolha do fotoprotetor deve ser compatível com o tipo de pele, ou seja, se a mulher tem tendência à oleosidade e acne, por exemplo, o filtro solar deve ser não-comedogênico (que não obstrui os poros). É fundamental que o produto tenha proteção FPS 35, no máximo, pois garante proteção e é seguro para a gestante. Isso porque, quanto maior o fator de proteção, mais produtos têm na composição.

Para os idosos: Embora esse público já tenha recebido grandes quantidades de exposição solar ao longo da vida, os idosos também precisam de cuidados, pois, em qualquer idade a exposição solar desprotegida aumenta o risco de câncer de pele, além de acelerar o processo de envelhecimento.

Os idosos com mobilidade reduzida podem ter dificuldades para aplicar protetor solar em determinadas áreas, como pernas e costas. Nesse caso, os produtos em spray podem ser uma ótima opção.

Texto com complementos do site http://revistavivasaude.uol.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s