Namoro na terceira idade traz benefícios

Mas, como todo relacionamento, é preciso ter cuidado para não machucar o coração (e o corpo)

É preciso sinceridade em qualquer fase do relacionamento
É preciso sinceridade em qualquer fase do relacionamento

Muitas pessoas na casa de seus 50 anos ou mais decidem que essa é a hora de encontrar um parceiro para compartilhar a vida. Não por acaso, o namoro na terceira idade é capaz de proporcionar vários benefícios.

Não é incomum se sentir solitário, especialmente se você acabou de perder um (a) parceiro (a) ou vocês decidiram viver vidas separadas. Nesses momentos, é provável que você tenha mais tempo livre e queira compartilhá-lo com alguém, principalmente se já se aposentou e não mantém uma rotina como em outros tempos.

Uma pesquisa publicada na AARP Magazine, dos Estados Unidos, traçou um perfil sobre as expectativas de solteiros de 40 a 69 anos. Das aproximadamente 3,5 mil pessoas entrevistadas, 63% estavam namorando, 13% interessadas em namorar e 14% esperando encontrar o parceiro perfeito. Do total, apenas 9% mencionaram não ter interesse.

Outro levantamento parecido foi feito também com pessoas de 57 e 65 anos de idade. Publicado no Journal of Marriage and the Family, ele não anotou as expectativas quanto a futuros relacionamentos, mas descobriu que aproximadamente 14% das pessoas não-casadas estavam namorando.

Isso porque ter uma relação nessa faixa etária pode trazer vários benefícios. Por exemplo, como você está curtindo a aposentadoria é possível viajar com seu amor para lugares que gostaria de conhecer e não tinha tempo. Além disso, o namoro na terceira idade é bem diferente se comparado a um romance adolescente, em razão do nível de maturidade dos envolvidos.

Geralmente, as pessoas com idade mais avançada nem sempre procuram romance para satisfazer necessidades sexuais ou outros prazeres corporais. Ao invés disso, buscam compartilhar, cuidar e expressar sentimentos. O resultado é uma relação mais madura.

Como encontrar um amor
Muitas pessoas que estão solteiras desejam um namoro na terceira idade, mas possuem alguns receios e medos de como lidar com essa nova situação. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Objetivos
São iguais ao relacionamento em qualquer idade. É preciso sinceridade com você e com o (a) seu parceiro (a) sobre seus objetivos e intenções. Há quem deseje algo mais casual, outros preferem algo mais sério. É importante discutir isso de início, para evitar discussões e frustrações mais adiante.

Sexo
Faz parte do relacionamento em qualquer idade, mas deve continuar tendo todos os cuidados que você tinha quando era mais jovem. Uma pesquisa do Channel 4, da Grã-Bretanha, mostrou que 51% das pessoas acima de 60 anos continuam sexualmente ativas, mas que 64% não costumam procurar conselhos sobre saúde sexual. Então, todo cuidado é pouco para evitar DSTs ou outras doenças.

Família
Caso a relação esteja ficando séria, é importante conversar com seus familiares e explicar seus sentimentos sobre essa nova relação antes de fazer as apresentações. Quando se trata de relacionamentos mais sérios em idade avançada a herança também costuma ser um ponto de discussão. Fonte: http://www.onortao.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s