Horta caseira: passatempo que alimenta

Cartilha auxilia no plantio de hortaliças e traz informações nutricionais

A horta pode unir a família em todas as fases do plantio
A horta pode unir a família em todas as fases do plantio

Uma cartilha bem instrutiva traz dicas de qual é o melhor local para se instalar uma horta, como preparar o terreno, fazer a semeadura, quais cuidados básicos que se deve tomar e fazer a colheita. E o melhor: também ensina plantar e cultivar em casa legumes, hortaliças e ervas fresquinhas. Além da alimentação saudável, é um gostoso passatempo para qualquer idade.

Os cuidados podem ser divididos entre todas as pessoas da família, inclusive com netas e netos. Cultivar, regar, retirar ervas daninhas, replantar ou colher podem ser tarefas diárias de cada um e não levam muito tempo, principalmente porque o tamanho do recipiente usado para o plantio é pequeno.

A cartilha foi lançada em 2014 por profissionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu, em parceria com a empresa Sodexo, mas as informações continuam atuais. O manual também apresenta um glossário com as propriedades nutricionais e medicinais das principais hortaliças.

A horta pode ser plantada em pequenos recipientes
A horta pode ser plantada em pequenos recipientes

“Uma horta em casa possui várias funções, como, por exemplo, terapia, produção de alimentos saudáveis sem agrotóxicos, além de estimular as crianças a consumirem as hortaliças, quando envolvidas no plantio”, disse o professor Antonio Ismael Inácio Cardoso, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu.

O material foi desenvolvido para auxiliar pessoas sem experiência a iniciarem o plantio de uma horta no quintal de suas casas, no terreno de uma escola ou em qualquer outra pequena área.

foto cartilhaConfira o que é possível plantar e mãos à obra. Ou melhor, na terra:

Para recipientes de 20-25 cm
Almeirão, agrião, chicória, alface, beterraba, cebolinha, coentro, espinafre, morango e rabanete.

Para recipientes de 30-50 cm
Pimentão, berinjela, jiló, couve, brócolis, couve-flor, pepino, pimenta, quiabo e tomate.

Onde semear
Os locais de plantio devem ser resistentes à umidade, como vasos de cerâmica, latas, garrafas ou caixotes. É primordial que a planta tenha acesso ao sol e à ventilação.

* O projeto da cartilha ‘Horta em Casa’ contou com a colaboração dos ex-alunos: Amanda Regina Godoy Baptistão, Andréa Reiko Oliveira Higuti, Ariane da Cunha Salata, Cristiaini Kano, Felipe Oliveira Magro, Marina de Toledo Rodrigues Cláudio e Pâmela Gomes Nakata Freitas.

Acesse a cartilha neste link e siga as orientações para ter uma horta produzindo o ano todo: http://www.sodexocomunicacao.com.br/viverbem/horta_em_casa/

Fontes: Portal Unesp e site EcoGuia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s